Tipos de lubrificante íntimos: Entenda quais são

O que é um lubrificante, afinal?

Os lubrificantes não são apenas “geizinhos” para se divertir: muitas mulheres realmente precisam deles na relação sexual. Mas é importante estar atento ao tipo de lubrificante que você está adquirindo, assim poderá escolher o melhor lubrificante intimo para usar no momento certo. De acordo com o ginecologista Jorge José Serapião, especialista em terapia sexual e membro da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro (SGORJ), existem três tipos desses géis: os formulados com substâncias solúveis em água, que normalmente são mais fáceis de limpar; os derivados de petróleo, como a vaselina, que costumam sujar o corpo e as roupas; e aqueles que não se conhece a composição. “Quando não sabemos a origem não é possível prever como o organismo vai reagir: pode ocorrer ardores ou mesmo alergias”, ressalta o especialista.

lubrificante para sexo anal
melhor lubrificante intimo

É importante também levar em conta o tipo de preservativo e o tipo de lubrificante que você usa. “Sempre ao usar algo de látex, como camisinhas, temos que evitar a vaselina, porque ela dissolve ou fragiliza essa cobertura, comprometendo sua eficácia”, ensina Serapião.

Mas vamos nos aprofundar nesse artigo para uma melhor escolha do lubrificante.

Por que usar lubrificantes íntimos?

O lubrificante é um líquido ou gel destinado a evitar atritos indesejados durante o sexo. Você pode usá-lo para muitos tipos de sexo, incluindo sexo penetrativo e anal, bem como a masturbação. Alguns tipos também são seguros para uso com sextoys.

Cuidados ao comprar um lubrificante?

Você vai querer pensar nos diferentes tipos de lubrificantes disponíveis ao escolher o que é melhor para você. Os lubrificantes vêm em uma variedade de bases:

Os lubrificantes à base de água geralmente são baratos e fáceis de encontrar. Eles também lavam facilmente. No entanto, eles podem não durar tanto quanto um casal gostaria e podem precisar ser reaplicados durante o sexo para manter a umidade.

Os lubrificantes à base de silicone tendem a durar mais do que os lubrificantes à base de água. No entanto, eles não enxaguam tão facilmente e irritam algumas mulheres se não forem enxaguados imediatamente após o sexo.

É importante notar que os lubrificantes à base de água e silicone podem conter glicerina, o que pode levar a inflamações e infecções fúngicas. Se isso se tornar um problema, lubrificantes sem glicerina estão disponíveis.

Lubrificantes à base de óleo devem ser usados ​​com cautela. Esses lubrificantes não podem ser usados ​​com preservativos de látex, pois enfraquecem o látex, tornando o preservativo mais propenso a vazar ou quebrar. Por sua vez, isso aumenta o risco de gravidez não planejada ou transmissão de uma infecção sexualmente transmissível (IST).

Lubrificantes à base de petróleo, como aqueles feitos de vaselina, óleo mineral ou óleo de bebê, causam irritação ou inflamação em algumas mulheres. Os lubrificantes híbridos geralmente são uma combinação de água e silicone. Existem muitas formulações para atender perfeitamente às suas necessidades.

Qual o melhor lubrificante íntimo?

Considere para que você o está usando. Diferentes tipos de lubrificantes funcionam melhor para diferentes propósitos. Para relações vaginais, o melhor é experimentar um lubrificante à base de água ou à base de silicone, pois é altamente improvável que causem infecções vaginais. Para sexo anal, o lubrificante de silicone pode ser melhor para evitar a ruptura do preservativo. Para sexo oral, algumas marcas oferecem lubrificantes com sabor.

Use com moderação se estiver tentando conceber um bebe. Se você está fazendo sexo na esperança de engravidar, esteja ciente de que muitas formas de lubrificante impedem a mobilidade do esperma. Procure um estilo de lubrificante especialmente formulado para ser amigo do esperma, como a linha INTT WELLNESS.

Evite produtos não comercializados como lubrificantes. Evite usar produtos não lubrificantes, como vaselina ou hidratantes dentro da vagina ou ânus. Estes podem causar efeitos colaterais indesejados, incluindo infecções, e não funcionam tão bem quanto o lubrificante formulado.

Monitore sua saúde sexual geral. A secura vaginal pode indicar um problema médico, incluindo níveis anormais de estrogênio. Monitore seu bem-estar geral e consulte um ginecologista conforme necessário.

Use lubrificante extra conforme necessário. Se você estiver sentindo secura vaginal como resultado da menopausa ou controle de natalidade, use lubrificante extra, principalmente quando for à base de água, à base de silicone ou à base de aloe vera.

Leve em consideração também…

Preços. Existem muitas opções de lubrificantes seguros e de baixo custo. Incluímos uma série de opções a uma variedade de preços para melhor se adequar ao seu orçamento. Não deixe de consultar nosso link no final da matéria.

Base. Todos os lubrificantes começam com uma base, como já dissemos que pode ser óleo, água ou silicone. Fizemos questão de adicionar uma variedade de bases para que você possa escolher a que melhor se adapta às suas necessidades.

Avaliação dos clientes. Escolher um lubrificante é uma decisão altamente pessoal, mas ainda assim ofertamos as melhores opções com altas avaliações dos usuários. Confira!

Lubrificantes: Como escolher

Com muitos tipos de lubrificante para escolher, é importante tomar uma decisão informada ao selecionar um para experimentar. Mas escolher um lubrificante é uma decisão pessoal. Os casais podem experimentar diferentes tipos para ver o que funciona melhor para eles. Se um determinado lubrificante causar irritação ou reação alérgica, o casal deve parar de usá-lo e tentar outro tipo. Um médico ou terapeuta sexual pode fornecer orientação, se necessário.

O que nunca usar nos lubrificantes

Certos produtos domésticos podem funcionar tecnicamente como lubrificantes. No entanto, muitos desses produtos podem danificar significativamente os preservativos de látex.

As pessoas devem evitar usar os seguintes produtos domésticos como lubrificantes sexuais:

  • óleos, como óleo de bebê, óleo de cozinha e óleo vegetal
  • produtos lácteos, como manteiga
  • produtos cosméticos, como cremes para o rosto e corpo
  • pomada para assadura
  • creme para hemorroidas
  • vaselina

Quais as vantagens de utilizar lubrificantes íntimos

A principal vantagem é que os lubrificantes podem aumentar o prazer sexual diminuindo o atrito durante o sexo.

A fricção durante o sexo não é apenas desconfortável, mas pode resultar na ruptura do revestimento da vagina ou do ânus. Até mesmo pequenas rupturas podem colocar as pessoas em maior risco de infecções sexualmente transmissíveis. É comum, mesmo entre pessoas saudáveis, que a vagina produza lubrificação insuficiente e o anus não produz lubrificação nenhuma, portanto, é altamente recomendado seu uso. O lubrificante substitui as secreções naturais, tornando a região mais úmida e reduzindo qualquer desconforto durante o sexo.

Uma pessoa pode optar por usar também lubrificante quando:

  • experimentam secura vaginal devido à medicação
  • alterações nos níveis hormonais durante a gravidez ou após o parto causam secura vaginal temporária
  • menopausa causa secura vaginal
  • sua vagina não produz lubrificação suficiente – por exemplo, se eles “ficarem sem lubrificação” após uma longa sessão de atividade sexual ou acharem que seu lubrificante natural é insuficiente para reduzir o atrito do sexo
  • eles sentem dor ou coceira na vagina, o que pode acontecer quando o tecido vaginal sensível está muito seco

Como usar lubrificante

É melhor começar com uma pequena quantidade do produto e depois aumentar gradualmente a quantidade até que a vagina ou anus se sinta confortável. Algumas pessoas acham que reaplicar o lubrificante várias vezes fornece os melhores resultados.

Uma pessoa pode achar útil experimentar vários lubrificantes diferentes, prestando atenção em como seu corpo responde a cada um. Se sentir coceira ou dor após o uso de um desses produtos, isso pode indicar uma alergia ou sensibilidade a um ingrediente do lubrificante.

Os lubrificantes podem ser usados ​​por qualquer pessoa, independentemente do sexo, idade ou status de relacionamento. Em outras palavras, use um pouco de lubrificante na próxima vez que fizer sexo só ou acompanhado e veja como isso aumenta seu prazer.

Conheça toda a linha de géis e lubrificantes INTT clicando aqui

Você também vai gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *