a 6

De uma certa forma todo mundo tem a intuição que sexo com um ex é complicado, mas saiba que pesquisas relatam que até 44% das pessoas fazem sexo com seu ex. Então vamos ver isso de perto!

 

Em outra pesquisa recente realizada por uma marca conhecida de vibradores, até 37% dos solteiros responderam que procuraram um ex desde o início do lockdown da pandemia.

O que é ainda mais surpreendente é que mais 50% das pessoas solteiras admitem reacender uma faísca com um ex, e até 68% tiveram um encontro virtual com um ex. (eu ouvi muita gente falar disso). Claramente, as pessoas desejam mais intimidade. E que melhor maneira de conseguir um pouco do que reacender uma faísca com alguém que você já conhece bem na cama?

Mas antes de entrar nessa armadilha com seu ex para tentar reacender a faísca, vamos falar sobre os reais prós e contras do sexo com um ex e o que a ciência diz.

Os prós de fazer sexo com um ex

A boa notícia é que, recentemente, a ciência tem dito que sexo com um ex pode não ser tão ruim quanto podemos pensar. Na verdade, existem alguns prós que explicam por que você pode querer se entregar a algum ex ficante. A pesquisa mostra que as pessoas estão dispostas a experimentar coisas novas quando fazem sexo com um ex após um rompimento. Hummm.

Quando você tira a pressão de seu parceiro romper com você por ter fantasias sexuais estranhas, você pode realmente se abrir para novas explorações sexuais. E porque é mais fácil explorar com um parceiro que você já conhece, então, um ex é um candidato perfeito para alguma exploração casual, sem medo de perdê-los. Se eles disserem não ou te chamarem de aberração, quem se importa? Eles já são ex mesmo!

Tem logica, não é mesmo?

Os homens relatam fazer sexo com uma ex por motivos hedonistas com mais frequência do que as mulheres.  Em termos de diferenças de gênero, os homens eram mais propensos a dizer que fizeram sexo na separação por motivos hedonísticos e ambivalentes.

As pessoas acham mais fácil ter um relacionamento sexual com um ex-amante do que com alguém novo, pois a amizade e a história compartilhada facilitam essa atividade. Você já conhece a essência, do que gosta e do que seu ex-parceiro gosta, o que os excita e que posição usar para chegar mais rápido à linha de chegada. Então, por que não aproveitar isso e o ex-amante para ter aqueles poucos orgasmos sem muito esforço até encontrar alguém novo?

Existem muitos motivos pelos quais as pessoas optam por fazer sexo com um ex-parceiro. Um dos motivos, porém, é mostrar a eles o que estão perdendo.

Talvez você esteja se sentindo um pouco frustrado sobre a maneira como seu relacionamento terminou; talvez você queira dar a ele um show uma última vez antes de poder avançar para coisas melhores. Qualquer que seja o seu raciocínio, é um motivo válido para ter sexo com o ex.

No estudo realizado em 2020, as pessoas receberam 52 razões diferentes pelas quais fizeram sexo, e elas tiveram que nomear quais razões eram importantes para elas.

Embora as três principais respostas tenham sido “sexo é divertido”, “quero voltar a ficar junto” e “senti falta do sexo”, razões como “encerramento”, “mostre a ele o que vai faltar” e “adeus final” esteve no top 15 também.

Portanto, não é raro que as pessoas façam sexo com um ex para superá-los ou mostrar-lhes que a perda é deles. E, honestamente, se um pouco de sexo com ódio vai te ajudar a superar o ex, por que não ceder e superar isso enquanto tem um orgasmo?

Sexo com ex também pode ser bom para se recuperar do rompimento. Às vezes, pode ser difícil entender por que o rompimento aconteceu ou manter sua autoestima alta depois disso. Sexo com um ex pode ajudar a lidar com essas emoções e perceber que nem era tudo isso afinal de contas.

No estágio de pós-término de um relacionamento, manter a autoestima é fundamental. Sexo com um ex pode facilitar essa postura saudável, aumentando a sensação de que o rompimento tem mais a ver com incompatibilidade do que com inferioridade.

Isso o ajudará a estabelecer um novo relacionamento

Sim, pode parecer controverso, mas fazer sexo com um ex pode ser benéfico para conseguir um novo relacionamento e fazer com que mais pessoas se interessem por você. Na verdade, estar indisponível pode aumentar seu valor aos olhos de outras pessoas. E vale para todos os gêneros, mas é mais forte quando se trata de mulheres.

O mesmo estudo explica: “Quando um homem está comprometido com uma mulher rotulada como sua parceira romântica, outras mulheres tendem a considerá-lo mais atraente, um efeito também conhecido como efeito de aumento de desejo (Rodeheffer et al., 2016) . ”

Por que você deve deixar de fazer sexo com um ex

Como tudo na vida, também existem algumas (algumas * tosse *) negativas em fazer sexo com seu ex.

Pode prejudicar seu próximo relacionamento

Se você for pego fazendo sexo com um ex por um longo período de tempo após o rompimento, isso pode afetar sua capacidade de iniciar um novo relacionamento ou impedir que o atual prospere.

Então, embora seja verdade que dormir com seu ex pode fazer você parecer mais interessante para outras pessoas ao seu redor, as emoções humanas complexas e estar preso entre o passado e o presente podem realmente prejudicar seu relacionamento atual ou próximo.

Se você for incapaz de seguir em frente emocionalmente com o seu ex, pode se ver em uma situação em que sexo com um ex se tornou um fardo. E é por isso que muitos especialistas em relacionamento desaconselham buscar conforto nos braços de seu ex-parceiro.

Pode distorcer sua realidade sobre o motivo da separação

A nostalgia é um sentimento muito poderoso que todos nós experimentamos. E pode realmente distorcer a verdadeira realidade do passado, fazendo com que as pessoas sintam falta de pessoas e relacionamentos tóxicos em sua vida presente.

Provavelmente há um bom motivo pelo qual você terminou com seu ex em primeiro lugar. E a relação sexual em curso com um ex, misturada com o sentimento de nostalgia, pode confundi-lo, e você vai esquecer porque não estão mais juntos.

Você pode querer reacender seu relacionamento, mesmo que não seja a melhor coisa a fazer por vocês dois. Isso é ainda mais difícil se você pulou na cama do seu ex enquanto as emoções e sentimentos ainda estão vivos.

Então, a nostalgia e os seus sentimentos atuais por aquela pessoa irão nublar ainda mais seu julgamento, o que pode resultar em você acabar em uma situação pior que antes do rompimento, mesmo que vocês dois sejam incompatíveis como parceiros.

Sexo com um ex pode beneficiar mais os homens do que as mulheres

Estudos mostram que os homens tendem a ter sentimentos mais positivos em relação ao sexo com um ex e obtêm melhor satisfação com isso de modo geral. Uma razão para isso é que as mulheres tendem a se envergonhar mais do que os homens quando se trata de sexo casual em geral. Então, é claro, isso pode ter um impacto em seus sentimentos em relação ao ex-amante.

Outra razão são nossas diferenças biológicas. 

Do ponto de vista evolutivo, as mulheres se beneficiam por serem mais seletivas com seus parceiros porque têm maiores consequências da atividade sexual. Se as mulheres acabam fazendo sexo com vários homens que não são adequados para serem parceiros de longo prazo e acabam grávidas, isso é um fardo para seus ombros.

Os homens não têm esses problemas a considerar ao considerar o acasalamento de curto prazo. Os pesquisadores explicam: “homens expressam atitudes mais favoráveis ​​em relação a encontros sexuais não comprometidos – uma diferença, de acordo com a teoria das estratégias sexuais, que surgiu devido às diferenças de sexo.” Embora isso não signifique necessariamente que as mulheres não possam se beneficiar e desfrutar da descontração do sexo com o ex, a biologia e as expectativas sociais tornam isso mais difícil em alguns casos.

Seja honesto com o porquê de você estar procurando sexo com um ex

Antes de pular para a cama de sua antiga paixão, tenha uma conversa honesta e pergunte-se por que está pensando em fazer sexo com seu antigo amor:

Você está fazendo isso por medo de ficar sozinho?

Você está fazendo isso porque está sozinho?

Você precisa de segurança?

Você está secretamente esperando que voltem a ficar juntos?

Você está evitando seguir em frente porque é mais fácil cair nos velhos hábitos?

Por muito tempo, artigos na mídia afirmaram que as pessoas deveriam evitar sexo com um ex porque isso pode traumatizar e ferir ainda mais suas emoções. No entanto, o recente estudo realizado por Stephanie S. Spielmann, Ph.D., mostra que isso está longe da verdade.

Spielmann descobriu que sexo com um ex pode não ser tão prejudicial quanto se pensava antes e não impedia a recuperação do rompimento nas pessoas.

“Em vez disso, o sexo com um ex é mais avidamente buscado por aqueles que têm dificuldade em seguir em frente, sugerindo que talvez devêssemos avaliar mais criticamente as motivações das pessoas por trás de buscar sexo com um ex”, conclui Spielmann em seu estudo.

Só depois de uma conversa honesta consigo mesmo e de responder a essas (e outras) perguntas com sinceridade você pode decidir se sexo com um ex é algo que você deve buscar.

Só você sabe o que é melhor para você

A quantidade de pesquisas que os cientistas fazem sobre relacionamentos e sexo com um ex ainda é limitada. Então, só você pode responder se vale a pena fazer sexo com um ex ou não.

Se você decidir se divertir um pouco, lembre-se de agir com leveza e definir regras e limites que ajudarão os dois a desfrutar do sexo sem o impacto emocional negativo em suas vidas.

 

Compartilhe: