5 maneiras de liberar o hormônio do amor, a oxitocina

Seu corpo produz oxitocina naturalmente, mas se você quiser sentir o amor, por assim dizer, experimente estas 5 maneiras naturais de aumentá-lo.

  1. Receba (ou dê) uma massagem

Ama uma boa massagem? Você está com sorte.

Um estudo com 95 adultos encontrou evidências que sugerem que 15 minutos de massagem podem não apenas ajudar as pessoas a relaxar, mas também podem aumentar os níveis de oxitocina.

Você também não precisa receber uma massagem profissional para ver esses benefícios. A pesquisa sugere que a massagem de um parceiro ou outro ente querido pode funcionar da mesma forma.

  1. Faça Sexo

A intimidade sexual – orgasmo, em particular – é uma forma chave de aumentar os níveis de oxitocina e demonstrar afeto por outra pessoa.

Fazer sexo com um parceiro romântico pode ajudá-lo a se sentir mais próximo e mais conectado, mas você ainda pode ver esse aumento na oxitocina sem um relacionamento. Sexo sem compromisso ainda pode melhorar seu humor e fazer você se sentir muito bem.

A melhor parte? Você e seu parceiro recebem este impulso de oxitocina.

  1. Dê um Abraço

Outras formas de intimidade física, como carinho ou abraço, também podem desencadear a produção de oxitocina em seu corpo.

Abraços, mãos dadas e carinhos podem resolver o problema. Portanto, reserve alguns minutos para um bom e longo abraço com seu parceiro, filho ou até mesmo com seu animal de estimação.

  1. Diga a alguém o quanto você se importa

Quer fortalecer sua conexão emocional com outra pessoa? Diga como você se sente. Compartilhe seu amor e afeto com a pessoa que significa mais para você, isso pode ajudar a aumentar a oxitocina de algumas maneiras:

Compartilhar seus sentimentos com uma pessoa amada muitas vezes os leva a responder na mesma proporção. Dizer a um amigo ou parceiro que você o ama pode causar um abraço, um aperto de mão ou um beijo. Deixar alguém saber o quanto você o aprecia pode aumentar os sentimentos pró-sociais de ambos os lados.

  1. Ouça música

Você provavelmente ouve música porque gosta, mas deve ter notado que ela traz outros benefícios, como melhorar seu humor, concentração e motivação. Também parece ajudar a melhorar a capacidade de criar laços sociais – um efeito também associado à oxitocina.

Em um Estudo de 2003 com 16 cantores, os níveis de oxitocina aumentaram em todos os participantes após uma aula de canto. Os participantes do estudo também relataram se sentir mais energizados e relaxados.

Você provavelmente não precisava de outro motivo para ouvir suas músicas favoritas, mas aqui está mais um bom: aumentar seu hormônio do amor, a oxitocina, portanto, aproveite!

Você também vai gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *